Banda formada em meados de 1996 com estilo próprio a Soledad ganhou público desde as primeiras apresentações, mas foi a partir de 1997, com a formação mais conhecida, Ricardo Smith (guitarra), Branco (voz), Saulo Caraveo (guitarra), Fábio Beltrão (bateria) e André Beltrão (baixo) que a Soledad se consolidou como uma das melhores bandas de Heavy Metal do cenário paraense.

Em 1999, devido ao sucesso do ano anterior, a Soledad foi convidada a gravar o Cd coletânea intitulado “Açaí Pirão” produzido pelo selo Ná Figueredo. A música chamada “Blind Guide” foi escolhida por ser a de menor duração, pois era um dos critérios do projeto. E Blind Guide acabou se tornado uma referência para o Heavy Metal de Belém.
Esta gravação rendeu a banda uma ótima crítica na edição Nº 157 da revista Rock Brigade em agosto de 1999.
No ano de 2001 a banda fez suas últimas aparições, uma delas no “Dinossauros Clube”, município de Marituba, no, dia 10 de março. Neste mesmo ano a Soledad fez duas das suas melhores apresentações no “Tributo a Black Sabbath” no Ginásio Altino Pimenta, último show dessa formação.
Onze anos depois a Banda Soledad está voltando ao cenário do metal paraense, com a seguinte formação, Branco (voz), Ricardo Smith (guitarra), Saulo Caraveo (guitarra), Fábio Beltrão (bateria) e Ilvan Pimenta (baixo). No Festival “Brothers os Metal Reunion”, a banda tocará músicas antigas como Blid Guide e The last Empire e músicas novas como “Giant” e " More and More”.